DIRETORIA

ABFIP  NACIONAL

APRESENTAÇÃO


Nome: Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz

Sigla: ABFIP

Presidente: Dr. Walter Mello de Vargas - Integrante do 20° Contingente

BTL Suez - UNEF 1

Sede: Rua José Bonifácio, nº 278 Sala 705 7º Andar - Sé - São Paulo  SP

CEP: 01003-000

Escritório de Apoio: Avenida Cásper Líbero, nº 515 - Sobreloja 01 - Centro - São Paulo SP - CEP: 01033-001

Telefones: 55 11 3101-2992

E-mail: presidencia@abfiponu.org.br abfiponu@abfiponu.org.br

Registro: Registrado no 5º Oficial do Registro Civil de Pessoa Jurídica Prenotado sob o nº 00035007

CNPJ: 56.765.357/0001-15

 

REGIONAL MATO GROSSO -  ABFIP/MT 

Diretor Regional: Dr. Itacir Rodrigues de Campos - Advogado

Endereço: Rua Mestre Albertino nº 95/802, Bairro Duque de Caxias II,

Cuiabá-MT, CEP: 78043-356

E-mail: abfipmt@gmail.com

Site: abfipmt.blogspot.com.br









HISTÓRICO

As Forças de Paz do Brasil foram criadas em 22 de novembro de 1956, através do Decreto Legislativo nº 61/56 Sancionado pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Juscelino Kubstchek de Oliveira, para integrar a Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF 1) no Egito, tendo desde então, atuado com brilhantismo no contexto internacional, presente em todos os continentes. Sendo o objetivo da ABFIP preservar a memória destas forças e projetar seus valores para o futuro. 

Em 27 de janeiro de 1957, deixava o Rio de Janeiro o primeiro contingente Brasileiro das Forças de Paz da ONU, seguindo com destino à região da Faixa de Gaza no Canal de Suez, onde o Brasil passaria a compor a UNEF 1 (Força de Emergência das Nações Unidas) durante 10 anos, sendo que em seu ultimo contingente em 1967 culminou com a guerra dos 6 dias entre Egito e Israel.

A participação Brasileira foi coroada de êxito e trouxe glória às nossas Forças Armadas pela excelência no desempenho de sua missão. Desde então, os Militares Brasileiros, da Marinha, Exército, Força Aérea e Polícias Militares, têm representado o Brasil na mais nobre missão que um soldado pode almejar...... A luta pela paz no mundo.

Após a missão pioneira em Suez, no Egito, o Brasil esteve presente nas Forças de Paz operando em dezenas de guerras pelo mundo, sempre levando a mensagem de paz e fraternidade do povo brasileiro, curando feridas, conciliando povos inimigos, reconstruindo países devastados e em algumas vezes, combatendo de armas à mão. As Forças de Paz Brasileiras estiveram presentes nos locais mais distantes e inóspitos. A lista é extensa: Egito, República Dominicana, Guatemala, Equador, Peru, Congo, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Moçambique, Timor Leste, Croácia, Prevlaka, Índia, Paquistão, Libéria, Angola, Ruanda, Ex-Iugoslávia, Nova Guiné Ocidental, Eslovênia Oriental, Haiti, Costa do Marfim, Chipre e Guiné Bissau. 

Os brasileiros estão integrando diversas missões pelo mundo, enfrentando condições adversas, distantes da terra natal, combatendo, salvando e pacificando guerras; mantendo sempre alto o nome do nosso país no concerto das nações. Impressionante é esta folha de serviços ao Brasil, e é justo que a memória dos feitos destes soldados seja preservada, realçando os valores cívicos e militares de nosso povo. 

Com essa idéia, em 1985, um grupo de veteranos da missão pioneira em Suez, reuniu-se e criou a Associação dos Integrantes do Batalhão Suez, hoje denominada Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, que este ano de 2021 completará trinta e cinco anos de existência.