quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Partida do 14º Contigente

A TRIBUNA 
Santos - Sábado, 4 de janeiro de 1964. 

SUEZ - Viajando a bordo do navio transporte da Marinha de Guerra "Soares Dutra", segue hoje para Suez o 14° Contingente que irá integrar a Polícia da ONU. A tropa constituída de 17 oficiais e 251 soldados, embarcou ontem, tendo antes passado pelo quartel do 4° RI, em São Paulo. 

A fim de apresentar suas despedidas aos expedicionários - em sua maioria recrutas em unidades do Exército sediados no Estado de São Paulo - estiveram ontem nesta cidade os ministros da Guerra e da Marinha, gen.Jair Dantas e almirante Silvio Mota, respectivamente. 

 14°Contingente segue hoje para Suez: Policiamento da ONU Seguirá hoje pela manhã a bordo do navio-transporte da Marinha de Guerr5a "Soares Dutra" o 14° Contingente do Exército que irá incorporar-se à Polícia da ONU, em Suez. 

A Tropa é constituída de 17 oficias e 251 soldados, todos elementos recrutados nas diversas unidades militares sediadas no Estado de São Paulo. A fim de apresentarem suas despedidas aos expedicionários, estiveram ontem nesta cidade os ministro da Guerra e da Marinha, respectivamente, gen.Jair Dantas e almirante Silvio Mota. Os ministros de Estado viajaram a bordo do contratorpedeiro"Pernambuco" CONTINGENTE O 14° Contingente do Exército que segue hoje pela manhã para Suez é em grande parte constituído de elementos recrutados em quartéis sediados no Estado de São Paulo. 

 A tropa passou por um período de treinamento de quase 8 meses e deverá chegar a Gaza dentro de 30 dias. Consoante programa organizado pelo comando geral do policiamento da ONU, em Suez, nossos soldados deverão permanecer em Gaza cerca de 8 meses.

O comando do 14°Contingente foi entregue ao TTE.-Cel.José Carlos Pinheiro e seguem na tropa quatro elementos radicados nesta cidade: capitão Metropolo e sargentos Republicano Silvestre, Dileu José da Silva e Junot Silva EMBARQUE A tropa que antes esteve aquartelada no 4°RI - em São Paulo - viajou para esta cidade em caminhões, chegando ontem pela manhã aos cais do armazém 6, onde se encontrava atracado NT."Soares Dutra", que recebeu neste porto um carregamento de café, do IBC destinado ao Entreposto da Autarquia no Líbano. 

O contingente formou no pátio do cais, em frente ao vazo de guerra, a fim de ser inspecionado pelos ministros da Guerra e da Marinha.Em seguida, em continência aos ministros de Estado, desfilou pela orla portuária, seguindo depois para bordo do NT."Soares Dutra" A tarde, os expedicionários receberam a bordo NT"Soares Dutra" seus familiares e amigos, quando esteve o vazo de guerra, franqueado a visitação. 

 Hoje, por volta de 9 horas, o navio-transporte da Marinha de Guerra deverá deixar este porto e fará escalas nos do Rio de Janeiro e Salvador. A Viagem levará 1 mês. Cerca de mil volumes constituem a bagagem da tropa: roupas,calçados, material para prática de esporte, material de higiene pessoal, instrumentos do conjunto musical e ainda medicamentos e produtos enviados pelas diversas industrias de São Paulo a serem expostas em Gaza. 

Durante a viagem, a tropa estará sob o comando do capitão de mar e guerra, Manoel Abud, comandante do NT "Soares Dutra" DESPEDIDA Cena comum ontem no cais do armazém 6 da CDS. Despedida aos expedicionários que formam o 14°Contingente do Exército, que segue com destino a Suez. Entre os abraços dos familiares, não faltou ao soldado a palavra de despedida da noiva, que permaneceu a seu lado todo o tempo Colaboração de Rodney Agostinho SP.27/09/05.

Fonte:http://www.batalhaosuez.com.br/14contingenteReportagemPartidaSoaresDutra.htm